quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Bem, o tédio...





De acordo com a Wikipedia

O tédio é um sentimento humano, um estado de falta de estímulo, ou do presenciamento de uma ação ou estado repetitivo - por exemplo, falta de coisas interessantes para fazer, ouvir, sentir etc. As pessoas afetadas por tédio em caráter temporário consideram este estado muitas vezes como perdido, perda de tempo, mas geralmente, não mais do que isto. Alternativamente, alguns acham que ter tempo de sobra também causa tédio. Para as pessoas entediadas, o tempo parece passar mais lentamente do que quando elas estão entretidas. Tédio também pode ser um sintoma de depressão.

O tédio pode levar a atitudes impulsivas e às vezes mesmo excessivas, que não servem para nada e podem causar danos. Por exemplo, estudos mostram que acionistas da Bolsa de Valores podem vender ou comprar ações sem nenhuma razão objetiva para tal, simplesmente porque eles sentem-se entediados por não terem nada para fazer, onde o tédio é desencadeado por uma situação de saída de uma atividade rotineira de fazer contas, verificar investimentos, etc.


Sintomas do tédio

O tédio ocorre em diversas situações. O sentimento que envolve o tédio é aquele no qual sente-se um vazio, ou então simplesmente a falta de vontade de realizar atividades rotineiras, pois o comportamento humano funciona como uma espécie de equilíbrio, onde em demasia de atividades repetitivas, a pessoa sente-se frustrada, infeliz, incapaz, inerte ou insatisfeita, pois sente que algo esta lhe faltando.

O sentimento de tédio pode ocorrer diversas vezes em um mesmo dia, tendo estas características e podendo levar a pessoa a realizar ações impulsivas, se não tendo auto-controle, ou simplesmente definhar até que faça algo a respeito da situação ou que encontre algo ou alguém novo para interagir no espectro do seu "universo".

Comportamentos comuns

* O tédio pode levar à realização de atividades impulsivas, ou, inclusive dentro do comportamento humano, que envolve uma série de questões de personalidade, disposição, humor, ações que causem mau ao próximo ou a um objeto inanimado, devido ao estado de frustração.

* O tédio caracteriza-se por uma sensação de tristeza, vazio, solidão e/ou falta de interatividade quando o espectro de ações que um indivíduo realiza é muito limitada dentro de sua rotina.

* O tédio pode surgir devido a uma sensação de insatisfação, ou pela incapacidade da pessoa de poder escolher e optar sobre aquilo que julga ser o certo em determinado momento, no qual se acumulado por muito tempo a ânsia de querer realizar algo diferente ou que julgue necessário, gera atitudes imaturas, ou definhamento do indivíduo.

-------------------------------------------

De acordo com um site [http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=t%E9dio&id=2632]


1. Tédio
Enviado por reinaldo camargo (SP) em 02-01-2008.


Segundo a observação do filósofo William James,
“o tédio resulta de se estar atento à própria passagem
do tempo”.

É um estado de desinteresse ou de falta de energia, como reação a estímulos percebidos como monótonos, repetitivos ou tediosos. Ocorre pela falta de coisas interressdantes para se olhar, ouvir, perceber etc., ou para fazer (física o intelectualmente), quando não se deseja estar sem fazer nada. E o contrario, portanto da diversão ou o entretenimento. Pode causar bocejos.

Com base nessa observação, David Maister
formulou os princípios sobre o tempo de espera, resumidos
abaixo:

1. O tempo desocupado parece maior do que o tempo
ocupado.
2. A espera no pré-processo parece mais longa do que
a espera no processo propriamente dito.
3. A ansiedade faz a espera mais longa.
4. A espera incerta é mais longa do que a espera previsível,
finita.
5. A espera inexplicada é mais longa do que espera
explicada.
6. A espera injusta é mais longa do que espera eqüitativa.
7. Quanto mais valioso o serviço, mais tempo o cidadão
admite esperar.
8. A espera solitária parece mais longa do que a espera
em grupo.
9. A espera incômoda é mais longa do que a espera
confortável.
10. A espera parece mais longa para usuários recentes
ou ocasionais do que para os freqüentes.

---------------------------------------------------

De acordo com algum desenhista...



---------------------------------------------------

De acordo com um idiota que escreve neste blog...


...


---------------------------------------------------

O tédio é uma bosta.

3 comentários:

Eater disse...

fez-se o tédio!
e o mesmo será combatido


tchan tchã ran ran rannn

Jujuba disse...

Nossa... seu tédio é produtivo até demais.
Comenta? To começando esse blog agora e quero que alguém veja...

http://cantinhoshoujo.blogspot.com/

Molly Mokona disse...

Tédio..o grande inimigo da burocracia....e até hoje das pessoas em geral....ainda bem que tem modos de se livrar dele..o coisinha pra encomodar é o tal do tédio!